12 DE JUNHO DIA DOS NAMORADOS ORIGEM DA DATA - REFLEXÕES:

 Dia dos Namorados


As origens históricas do Dia dos Namorados
Celebração em homenagem a São Valentim surgiu na Idade Média e por séculos foi uma festa que liberou mulheres casadas para trair seus maridos
Cartão do dia de São Valentim impresso em 1886 nos EUA.
O dia dos namorados, ou dia de São Valentim, como é chamado em alguns países, é uma das principais datas comemorativas do planeta. A troca de presentes e mensagens entre os casais aquece o comércio e gera cifras colossais em diversos países. No entanto, a celebração nem sempre foi ligada ao comércio. A festividade tem raízes históricas que remontam aos rituais pagãos da Roma antiga.
De acordo com a tradição, o dia 14 de fevereiro, data em que o dia dos namorados é comemorado em países como os Estados Unidos, relembra o aniversário de morte de São Valentim, mártir cristão que provavelmente viveu durante o século III. Nesse período, o imperador romano Claudio II proibira os casamentos, por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram melhores soldados. Valentim se opôs a essa decisão, concedendo as bênçãos matrimoniais a jovens noivos de forma clandestina.
A rebeldia do santo o levou à prisão e ele acabou decapitado no ano de 270. Durante o período em que esteve trancafiado, Valentim teria se apaixonado por uma jovem, filha do carcereiro, com quem manteve um romance secreto. Antes de sua morte, o religioso lhe escreveu uma mensagem em que assinou “do seu Valentim”, criando aquilo que se tornaria o primeiro cartão de dia dos namorados.
Dois séculos depois, no ano de 496, o papa Gelásio I escolheu Valentim como símbolo dos enamorados. No entanto, toda a saga do mártir é incerta. Há pelo menos três religiosos com o nome de Valentim, dois deles sepultados em Roma e um terceiro que teria sido morto na África. A própria Igreja Católica, em 1969, deixou de celebrar o aniversário do santo por considerar suas origens – e mesmo sua existência – incertas.
Instituto de Arte de Detroit
Detalhe da obra A dança da noiva ao ar livre, de Pieter Brueghel (1566). Os festivais medievais como o São Valentim era espaços de quebra das regras morais
Apesar dessas dúvidas sobre a verdadeira história do mártir, a data que relembra sua morte se consolidou durante o período medieval, mas de uma maneira muito diferente da que conhecemos hoje. Ligadas a rituais de fertilidade e renovação da terra que remontam ao período romano, as comemorações do dia de São Valentim eram o momento em que as rígidas condutas morais impostas pela Igreja Católica eram quebradas. Nessas festividades, as mulheres casadas reconquistavam as liberdades do tempo de solteiras e ficavam livres para flertar com quem quisessem, podendo até cometer adultério com a tolerância de seus maridos.
Esse tipo de conduta, que desafiava o sagrado dever da fidelidade, foi duramente combatido pela Igreja, especialmente após o século XVII, durante a chamada Contra-Reforma. Essas tradições se mantiveram por algum tempo em regiões como Turim e Gênova, mas a partir do século XX já haviam desaparecido por completo. A partir de então, a comemoração do dia de São Valentim abandonou suas raízes libertinas e se tornou uma ocasião para as demonstrações de afeto entre casais de todo o planeta.
No Brasil, a história do dia dos namorados começou em 1949. Na época, o empresário João Dória trouxe do exterior a ideia de celebrar uma data em homenagem aos jovens casais. No entanto, a festa passou por algumas adaptações para se encaixar melhor nas tradições do país. Em primeiro lugar, a referência a São Valentim, santo nada popular na cultura brasileira, foi abandonada. Em seguida, trocou-se o dia 14 de fevereiro pelo 12 de junho. A nova data, véspera do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio, foi escolhida para que a festividade pudesse animar o fraco comércio no sexto mês do ano. E deu certo.

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".

Origem

Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.

História

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festa anual celebrada na Roma antiga em honra a deusa Juno e ao deus Pan. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de umCupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.


ORAÇÃO À SÃO VAENTIM:


Oração de São Valentim para Proteção e Benção da Vida

 

Meu grande amigo S. Valentim, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que o meu trabalho seja feliz e espalhe felicidade sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Que a minha obra espalhe pelo mundo harmonia, paz e amor. Assim seja.

Oração dos namorados

Deus Pai, fonte de Amor,

Abre nossos corações e nossas mentes

para reconhecer em Ti a origem e a meta do nosso caminho de namorados.

Jesus Cristo, esposo amado,

ensina-nos a vida da fidelidade e do respeito,

mostra-nos a verdade de nossos sentimentos,

faz-nos disponíveis ao dom da vida.

Espírito Santo, fogo do amor,

acende em nós a paixão pelo Reino,

a valentia de assumir decisões grandes e responsáveis,

a sabedoria da ternura e do perdão.

Deus, Trindade do Amor,

guia os nossos passos.

Amém. São Valentim, Rogai por nós!

*Oração feita pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, a 14 de fevereiro de 2014, dia de São Valentim


******************************************************************************

O tudo bem com você?
O *Papa Francisco* disse na sua Exortação Amoris Laetitia que o *Dia dos Namorados* (São Valentim) é mais aproveitado pelo comércio do que pela *criatividade* dos evangelizadores. Foi pensando nisso que resolvemos dar uma resposta concreta e aproveitar essa data civil que celebra o amor humano, para iniciar a *Semana Online do Namoro Católico* , que de hoje (dia *12* ) até sexta feira apresentará diversos ensinamentos sobre namoro e relacionamentos a luz dos valores cristãos. Não sei se você é solteiro ou não. *Mas eu sei que você é uma pessoa que acredita em Deus e na família.* Portanto, venho convidar você a conhecer mais de perto essa iniciativa como também colaborar na divulgação dessa mensagem para mais pessoas, *sobretudo os jovens.* Pois o que será das famílias de amanhã se não educarmos os jovens para o amor, hoje?
O primeiro vídeo já está no ar, com o tema: *EU QUERO AMAR DO JEITO CERTO* . Para acessar basta clicar nesse *link* aqui: http://bit.ly/2JHhlwy
Unidos na oração!
Deus te abençoe!
Atenciosamente
*Fernando Gomes* .

******************************************************************************
UMA LINDA REFLEXÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS 12/06/2021
A IMPORTÂNCIA DE SE GUARDAR PARA O CASAMENTO:

Hoje em dia nem todos (as) namorados (as), pensam mais e se manterem virgens até o dia do seu casamento nas últimas décadas e principalmente agora que explodiu em pleno século XXI a onda liberal do sexo desenfreado. Mas é sempre bom falarmos do quanto é importante se guardar para o momento do casamento. Nos dias de hoje, casar virgem é uma coisa muito rara. Todos os meios de comunicação fazem apologia explícita ao sexo, o mundo impõe uma pressão psicológica sobre todos, fazendo com que as pessoas que optam em se guardar sejam tachadas de caretas, homossexuais, quadrados, loucos, entre muitos outros apelidos.
Mas será que as pessoas pensam nas consequências do sexo antes do casamento?
Deus é BEM CLARO a respeito disso:
Hebreus 13:4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará”.
Claro, existem muitas pessoas que se renderam sem saber, Deus perdoa quando não temos noção do pecado, mesmo assim sofremos as consequências.
TODO PECADO TEM UMA CONSEQUÊNCIA, seja ele consciente ou não. Vejamos neste caso:
1ª e mais importante: O afastamento do Espírito Santo.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do E
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)
O momento do ato sexual é semelhante à união de Jesus e a igreja, dois corpos viram um só, quando você une seu corpo que é Templo do Espírito Santo com o pecado (não só o ato, mas todo o tipo de imoralidade sexual) você está de certa forma unindo o pecado a Deus, e Deus ODEIA O PECADO, é impossível isso dar certo, ocorre a quebra da aliança, o nosso corpo que foi feito para a glorificar o nome do Senhor acaba sendo sujo, maculado, e perdemos o contato com o Pai. Somente quando nos arrependemos de coração somos perdoados, quando não nos conformamos com pecado e vemos que o afastamento de Deus gera dor, fraqueza e até morte espiritual.
2ª Pulamos fases importantes da nossa vida.
Todos nós vivemos essa vida com um objetivo importatíssimo para a ordem das coisas: estabilidade familiar. Família é tudo que um ser humano pode herdar de bom. Pode não ser rico, pode não ser perfeito, mas quando um indivíduo possui uma base sólida ele tem grandes chances de formar uma família abençoada.
Quando adiantamos a nossa vida sexual, estamos pulando uma fase importante que é a construção do alicerce, ou seja, a base para construir uma família abençoada. Quando uma mãe coloca seu filho de seis meses em um andador, ela está pulando a fase do engatinhamento, que é superimportante para estabilização da coluna vertebral da criança e isso faz ela ‘forçar’ para andar mais rápido. Ela tem o seu tempo para andar, se for forçado, terá mais chances de ter problemas de coluna, fora que ela precisa do toque do chão, do contato com microrganismos para que seu corpo crie defesas contra doenças. Eu sei que isso não tem nada a ver com o assunto, mas é um paralelo, pois a maioria das mães muito jovens pulam a fase do estudo, (que é semelhante a do engatinhamento) dos 12 aos 22 anos, fase em que ela precisa de base para poder se preparar para conquistar espaço, buscar o melhor de Deus,se preparar para o ministério, de trabalhar para o Senhor, aprender sobre a vida, conquistar um bom emprego, a casa, o carro, enfim, para poder proporcionar um meio saudável para que seu filho cresça com condições de ter uma vida psicológica, espiritual e financeiramente saudável.
3ª Perder o MELHOR que Deus está preparando
O mundo diz que toda tampa tem sua panela, todo pé cansado tem seu chinelo velho, entre outros ditados. Deus prepara o melhor para cada um, e quando atravessamos a frente Dele, escolhemos a nossa vontade colocando “a carroça na frente dos bois” abrindo mão da benção que Ele preparou. Muitas vezes o que Deus nos prepara não é o que pedimos, Ele nos surpreende e dá o melhor, nos fazendo muito mais felizes e abençoados!
O tempo da espera não é nenhum pouco fácil, temos tendência ao pecado porque estamos em carne, mas Deus prometeu o Seu Espírito, que é AUXLIADOR, CONSOLADOR, AJUDADOR, Ele é quem nos sustentará! E assim, aprenderemos a matar a carne, e a viver mais no espírito.
“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” (Romanos 8:5)
Quanto mais dermos lugar ao Espírito Santo, menos a carne vai prevalecer, nos defenderemos com as armaduras de Deus (Efésios 6), e também a palavra diz para resistirmos ao diabo que ele fugirá. A tentação é passageira, quando ela vier, clame a Deus para tomar sua mente, seu corpo, e evite ao máximo abrir brechas, pois delas o inimigo se aproveita e lança seus dardos para nos enfraquecer.
O segredo é ORAR, JEJUAR, SE ALIMENTAR DA PALAVRA e da EUCARISTIA, a dieta diária para o fortalecimento do espírito.
Deus abençoe.

******************************************************************************


ORAÇÃO À SANTO ANTÔNIO PARA ENCONTRAR UM (A) BOM (BOA) NAMORADO (A)
Santo Antônio, que és o protetor dos namorados, interceda por mim junto a Jesus e a Virgem Maria aos quais tivestes amor e devoção faze-me que eu ...(diga seu nome), seja digno (a) integro (a), que concedestes o dote as moças pobres da sua época a graça de encontrar um (a), rapaz (moça), que seja digno (a), trabalhador (a), casto (a), sincero (a), fiel que tenha os mesmos afetos e sentimentos que sinto! Que possamos pela tua intercessão consigamos juntos viver um namoro santo, um noivado e casamento abençoado, que jamais nos falte a presença da Palavra de Deus, do Santo Terço, e da Eucaristia os quais tu fostes amante, que que jamais nos falte o pão de cada dia que destes aos pobres, paz e harmonia neste lar que um dia iremos formar! Santo Antônio, rogai por nós!!!
Salve Maria Imaculada! Valei-nos São José! São Valentim e Santo Antônio de Pádua, Rogai por nós!
#cavalheirodecristoblogspot
Fonte dos textos: https://www.facebook.com/virtudesparaumcasalcatolicocristao. Visitem a Nossa Front Page!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"