REFLEXÃO QUEM DEVE E QUEM NÃO DEVE NAMORAR?!
Quem deve e quem não deve namorar - Parte 1:
O namoro e o noivado estão ordenados ao matrimônio, são preparação para ele, por isso adolescentes não devem namorar, pois não estão prontos para o matrimônio, já que falta-lhes maturidade, experiência de vida e o principal: estabilidade na espiritual e na prática das virtudes. Quem sofre apenas derrotas na prática da virtude da pureza, expõe-se em ocasião de pecado ao procurar um relacionamento e se torna ocasião de pecado para o outro.
Primeiramente o jovem católico deve ter vida de oração e firmar-se na prática das virtudes especialmente a pureza, para iniciar o namoro. Deve também estar razoavelmente próximo de contrair o matrimônio, essa proximidade é de ordem profissional e financeira, porque não pode namorar quem tem poucas perspectivas de como será a vida no futuro. Quem ainda estuda, mas não sabe qual sua profissão, quem está desempregado, em suma, se por algum motivo profissional ou financeiro um jovem católico se vê impossibilitado de contrair matrimônio em menos de 2 anos, ele não deve namorar porque do contrário o namoro teria duração incerta.
(...) Não deve namorar quem não está suficientemente formado sobre a moral matrimonial, quem não se firmou em vida de oração e combate espiritual. Do contrário, o namoro começará mundano, ainda que entre dois jovens católicos. Sem instrução suficiente sobre a moral matrimonial, sobre o exercício virtuoso da função de pai e esposo, sem vida de oração e combate espiritual, são as paixões desordenadas que tomarão as rédeas do namoro.
O sacramento do matrimônio não é a solução para namoros mundanos porque é possível pecar contra pureza mesmo durante o casamento. Além disso, é preciso reconhecer que a maioria dos jovens atualmente é profundamente imatura mesmo entre os católicos. É um risco, um perigo, um jovem querer namorar sem antes ter amadurecido na prática das virtudes, o que seria fazer do namoro um faz de conta imprudente e impuro.
(...) “O namoro é uma certa ocasião de pecado que só pode ser considerada necessária para quem pode e pretende casar-se”.
: O matrimônio católico e sua preparação - Sermão do Padre Ivan Chudzik, IBP.
Texto Original: https://web.facebook.com/marcio.moreira.77964201
Comentários
Postar um comentário