A BELEZA DA RELAÇÃO ENTRE SACERDÓCIO, CELIBATO E MATRIMÔNIO:
Cristo é celibatário e Sacerdote eterno, a Igreja é sua Esposa (Apo 21,9), as virgens são esposas de Cristo (Mt 25,1), os celibatários são esposos da Igreja (Apo 14,4) e marido e mulher representam esta união (Ef 5,25). Tudo isso num só corpo (Ef 5,30). Quem poderá compreender? Grande é este mistério (Ef 5,32)
POR AMOR AO REINO DE DEUS... (Mt 19,12)
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher (Marcos 10,7)
A aliança entre os esposos é marcada por sacrifícios e renúncias (Lc 9,23) e não se pode ter outra razão para unirem-se sem que esta seja a total entrega a Deus. O homem, que representa o esposo, se entrega à mulher (igreja) pelo celibato ou pelo matrimônio, e a mulher se entrega ao esposo pela virgindade (esposa de Cristo) ou pelo matrimônio (marido e mulher).
HOMEM E MULHER OS CRIOU... (Gn 1,27)
Criou Deus o homem e do seu lado aberto nasceu a mulher; tornou-se Deus homem e do seu lado aberto na cruz nasceu a Igreja. Por esta razão, o sacerdócio é única e exclusivamente masculino, por se tratar da relação Cristo-Igreja/ Homem-Mulher, bem como a mulher deve ser desposada única e exclusivamente pelo homem, seu esposo, pela sua guarda.
AS PROMESSAS DIANTE DO ALTAR
O esposo se prepara para receber a sua mulher. Promete-lhe ser fiel até a morte, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, dando sua vida por ela. Este é o marido e é também o celibatário. Um para com sua mulher, o outro para com a Igreja
Assim também a mulher se guarda casta e pura para entregar-se ao seu esposo. Promete amar-lhe e respeitar-lhe todos os dias de sua vida. Esta é a esposa e a celibatária.
NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU (Mc 10,9)
É uma união selada e indissolúvel. O homem é incapaz de separar o que Deus uniu pelo sacerdócio assim como o divórcio é incapaz de separar os esposos, fazendo-os unidos até que a morte os separe (1Cor 7,39). Também sejam fiéis uns aos outros pois assim diz o Senhor: “Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera” (Mc 10,11-12).
SEDE FECUNDOS EM UMA SÓ CARNE (Mc 10,8)
Ambos, unindo-se e formando uma só carne, darão muitos filhos ao Senhor, um pela carne e outro pelo espírito, educando-os todos na Fé, como prometeram no altar, a fim de povoar o céu. Numa mesma missão, um e outro se doam para serem fecundos.
CADA UM PERMANEÇA NA VOCAÇÃO EM QUE FOI CHAMADO... (1 Cor 7,20)
O solteiro – aquele que se entregou ao serviço do Reino de Deus - cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
A solteira – aquela que se entregou ao serviço do Reino de Deus - cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. (1 Cor 7,32-34)
#cavalheirodecristoblogspot Texto do nosso irmão Hoberdan Marques
Fonte: https://www.facebook.com/hoberdan.marques.792?__tn__=

Comentários
Postar um comentário