FORMAÇÃO.: CASAIS QUE VIVEM JUNTOS OU VIVEM EM SEGUNDA UNIÃO PODEM COMUNGAR ESPIRITUALMENTE?!"

CASAIS QUE MORAM JUNTOS OU VIVEM EM SEGUNDA UNIÃO PODEM COMUNGAR ESPIRITUALMENTE?
Muitas pessoas em estado de pecado grave acreditam que podem substituir a comunhão eucarística pela comunhão "espiritual". Assistem toda a santa missa normalmente e no momento da comunhão permanecem em silêncio em seus lugares adorando a Jesus eucarístico e rezando de maneira silenciosa. A pergunta que ninguém faz é se este tipo de comunhão pode mesmo existir.

O Conceito de comunhão espiritual aplica-se àqueles em "estado de graça" e que estão impossibilitados de receber a eucaristia pela ausência de um sacerdote, perseguição, prisão, doença, obrigações urgentes ou profissionais que o impeçam totalmente de comparecer a santa missa no domingo (profissionais com escala de trabalho que ocupem todo o fim de semana, como médicos plantonistas, militares etc.) ou aos pecadores arrependidos que já fizeram seu ato de contrição perfeita (renunciaram totalmente ao pecado, por amor a Deus e não por medo do inferno, e se comprometeram a buscar o sacramento a confissão o mais rápido possível). Nesses dois casos a comunhão espiritual "substitui", de maneira imperfeita, a comunhão sacramental. Já as pessoas em estado de pecado mortal não podem fazer comunhão nem eucarística e nem espiritual, pois só pode haver comunhão entre Deus e os homens se eles estiverem arrependidos e tenham decidido abandonar o pecado. 

Muitas pessoas que vivem na fornicação (sexo fora do casamento entre pessoas solteiras ou que vivem amasiados) ou em segunda união, sendo que um ou os dois cônjuges possuem matrimônio anterior válido (o que corresponde a um adultério), não entram na fila da comunhão por reconhecerem não serem dignos dela (o que é bastante louvável), mas cometem o erro de acreditar que podem comungar espiritualmente por meio de uma oração individual. Sei que é triste dizer isso, mas esta possibilidade não existe. No máximo o que estas pessoas podem fazer é clamar a Deus que venha em seu socorro e lhes dê forças e sabedoria para mudar de vida. 

Excluindo-se os casos em que as pessoas vivem confortavelmente no pecado e não têm a menor intenção de converterem-se, não estamos de forma alguma deixando de reconhecer a situação difícil de alguns que por inúmeras circunstâncias podem ter assumido, antes de sua conversão à fé católica, comportamentos e situações de vida que não estão de acordo com a vontade de Deus. Há casos complexos de difícil solução, devido às consequências. Muitos cônjuges não católicos simplesmente não querem casar na Igreja, deixando o cônjuge católico sem saber o que fazer e muitos casais de segunda união já têm filhos e sabem que uma separação pode causar muitos males à eles. Recomendamos a estes casais que não se afastem da Igreja, pois são muito queridos por ela, mas procurem bons sacerdotes que conheçam os remédios que a Igreja oferece para cada caso e possam, de forma pastoral e caritativa, ajuda-los casais a encontrar a melhor forma de voltarem a comunhão plena com a Igreja e poderem unir-se, realmente, à Nosso Senhor Jesus Cristo, sobretudo na Santa missa. 

ORAÇÃO: 

Creio, ó meu Jesus, que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e desejo-vos possuir em minha alma. Mas como agora não vos posso receber sacramentalmente, vinde espiritualmente ao meu coração. E, como se já vos tivesse recebido, uno-me inteiramente a vós; não consintais que de vós me aparte.

Fiquem na paz de Jesus e Maria.

Jerry Anderson

Fonte do Texto Guardiões da Fé Católica.: https\\www.facebook.com\GUARDIOESDAFECATOLICA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"