CATEQUESE E FORMAÇÃO "COMO DISCERNIR ENTRE UM FALSO PASTOR E UM VERDADEIRO PASTOR?!
✝️🔥💒🙏🏾Como iscernir as Pregações Verdadeiras das Mentirosas, e dos Ensinamentos Corretos dos Falsos, que Põem em Risco o Destino das Almas.
No Antigo Testamento os profetas já denunciavam os maus pastores. Na época do Senhor Jesus peregrinado nas terras da Palestina fez duras críticas. E hoje vemos o descaso deste maus e terríveis maus pastores. E no futuro irão existir, pois é profético o mal sempre tentar apagar a luz que ilumina as trevas.
O Divino Jesus diz: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos. Ai de vós, guias cegos!”
No passado, como hoje acontecem os que fazem à interpretação da Palavra de Deus, mas de divergem do seu verdadeiro sentido; sentam no trono de Moisés, porém agem como lobos.
O Senhor é um aliado nosso para aqueles que O buscam, pois em sua Sabedoria deu o Paráclito, que recebemos por meio do Sacramento do Batismo. E então mora em nós e nos dá os Dons necessários para manter a luz acessa em nossa alma, guiando pelo caminho da Palavra nesta longa peregrinação terrestre, livrando de todos obstáculos. Sejamos virtuosos nesta caminhada, “ não devemos cumprimentar os que encontramos pelo caminho”, diz as Escrituras.
“Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos...(Jr 31,34)
O Papa Francisco assegura que um bom pastor é aquele que está perto das pessoas feridas, necessitadas, assim como Jesus, e não como os fariseus que somente pensavam em si mesmos. “Um bom pastor sempre está próximo”, exatamente o contrário dos fariseus, que “talvez estivessem preocupados, quando acabava o serviço religioso, em controlar quanto dinheiro havia nas ofertas”.“Por isso, Jesus sempre estava ali com as pessoas descartadas por aquele grupinho clerical: estavam ali os pobres, os doentes, os pecadores e os leprosos; estavam todos ali, porque Jesus tinha essa capacidade de se comover diante da doença, era um bom pastor”. “ Um bom pastor que se aproxima e tem a capacidade de se comover. Eu diria que a terceira característica de um bom pastor é a de não se envergonhar da carne, tocar a carne ferida, como fez Jesus com esta mulher: tocou, impôs as mãos, tocou os leprosos, tocou os pecadores”.Além disso, um bom pastor não diz: “Sim, está bom. Sim, sim eu estou próximo a você no Espírito”, porque “isso é distância. Mas fazer o que Deus Pai fez, aproximar-se, por compaixão, por misericórdia, na carne de seu Filho”. “Mas, aqueles que seguem o caminho do clericalismo, aproximam-se de quem?”. “Aproximam-se sempre ao poder de turno ou ao dinheiro. São pastores maus. Eles pensam apenas como subir ao poder, ser amigos do poder, negociam tudo ou pensam nos bolsos. Estes são hipócritas, capazes de tudo. O povo não tem importância para essas pessoas. Quando Jesus lhes diz aquele adjetivo que utiliza muitas vezes com eles, hipócritas, eles se ofendem: ‘Mas nós, não, nós seguimos a lei’”. “É uma graça para o povo de Deus ter bons pastores, pastores como Jesus, que não têm vergonha de tocar a carne ferida, que sabem que sobre isso – e não apenas eles, mas também todos nós – seremos julgados: estava com fome, estava na prisão, estava doente. Os critérios do protocolo final são os critérios da proximidade, os critérios dessa proximidade total, o tocar, o compartilhar a situação do povo de Deus”.
O próprio Jesus foi identificado com “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). O profeta Isaías o comparou àquela ovelha silenciosa que vai para o sacrifício redentor da humanidade, carregando os seus pecados. “Como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador; Ele não abriu a boca” (Is 53,7).
Já no Antigo Testamento a figura do Pastor, ao qual Jesus se identificou, era abundante nas profecias. Vários profetas foram pastores. Para entender bem porque Jesus se identificou com o “bom Pastor”, é preciso entender o que os profetas anunciaram sobre isso. O Profeta Jeremias disse que Deus daria ao seu povo “pastores segundo o seu coração” que cuidariam bem do rebanho. É uma prefiguração de Jesus: “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem! Por isso, assim fala o Senhor, Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem dele vos ocupar. Eu, porém, vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento. Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar. Escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie – oráculo do Senhor.” (Jer 23,1-6)
Mais tarde, pela boca do Profeta Ezequiel, Deus repreende duramente o mau pastor; e afirma que “Ele mesmo seria o Pastor do seu povo”. Neste texto Deus mostra o carinho que tem para com cada ovelha, e a importância do pastor na sua vida: “ Ai dos pastores de Israel que só cuidam do seu próprio pasto. Não é seu rebanho que devem pastorear os pastores? Vós bebeis o leite, vestis-vos de lã, matais as mais gordas e sacrificais, tudo isso sem nutrir o rebanho. Vós não fortaleceis as ovelhas fracas; a doente, não a tratais; a ferida, não a curais; a transviada, não a reconduzis; a perdida, não a procurais; a todas tratais com violência e dureza. Assim, por falta de pastor, dispersaram-se minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presa de todas as feras. Minhas ovelhas vagueiam em toda parte sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las. Pois bem, pastores, escutai a palavra do Senhor: por minha vida, já que por falta de pastor foram minhas ovelhas entregues à pilhagem, e serviram de pasto às feras, pois os meus pastores não têm o mínimo cuidado com elas, e que, em vez de pastoreá-las, só têm procurado se fartar eles próprios, por isso, escutai, pastores, o que diz o Senhor: Eis o que diz o Senhor Javé: vou castigar esses pastores, vou reclamar deles as minhas ovelhas, vou tirar deles a guarda do rebanho, de modo que não mais possam fartar a si mesmos… Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar eu próprio o cuidado com minhas ovelhas, velarei sobre elas. Como o pastor se inquieta por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas perdidas, assim me inquietarei por causa do meu; eu o reconduzirei de todos os lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e de trevas. Eu as recolherei … Eu as apascentarei em boas pastagens, elas serão levadas a gordos campos sobre as montanhas de Israel; elas repousarão sobre as verdes relvas, terão sobre os montes de Israel abundantes pastagens. Sou Eu que apascentarei minhas ovelhas, sou Eu que as farei repousar. A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Apascentá-las-ei todas com justiça (…)“(Jer 33,1-23).
No Evangelho narrado por São João, capítulo 10, do bom Pastor, Deus está cumprindo a sua promessa, pois o Filho, o Verbo bendito encarnado, afirma: “Eu sou o bom Pastor”. É o próprio Deus que vem cuidar do rebanho de Seu Pai; se coloca a serviço das ovelhas e as reúne em um único rebanho. Ó Senhor Jesus é o bom Pastor que faz tudo que Deus, pelo Profeta Ezequiel, quer de um pastor diligente, amoroso com as ovelhas, pronto a dar a vida por elas. Não um mercenário que ama o dinheiro e não as ovelhas, mas o pastor que está pronto a dar a vida para livrar suas ovelhas do boca do lobo. Ai então podemos entender toda a razão de Jesus se intitular “Bom Pastor”. Por isso, Ele afirma: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”… Eu sou a Porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,1-10)
Somos ovelhas criadas e guiadas por Deus, com amor, com atenção, não abandonadas. “Ele nos fez e a Ele pertencemos; somos o Seu povo e as ovelhas do seu rebanho” (Sl 99,3); “que ele adquiriu com Seu próprio Sangue” (At 20,28). E “Ele está no meio de nós!”. Dizemos isso quando o padre diz: “O Senhor esteja convosco!” Então, creiamos nisso e vivamos nesta fé. São João Paulo II disse: “Não tenhais medo porque o Senhor ressuscitado caminha conosco”. Ele caminha conosco, Ele está na nossa historia. Ele está na barca da nossa vida; mesmo que pareça estar dormindo Ele não deixa de velar por nós.
O mundo quer nos enganar com vozes de lobos, mas Ele nos ensina a ouvir e a seguir somente a Sua Voz. Quantos pastores falsos no mundo! Onde está a voz do verdadeiro Pastor? Devemos ter a coragem de alertar as ovelhas do Seu Rebanho para as vozes dos falsos pastores.
A Igreja, é o Corpo Místico de Cristo, ela continua a obra do bom Pastor; é nela que cada ovelha tem o verdadeiro aprisco, onde ouve a voz do verdadeiro Pastor. “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). É por isso que na santa Missa das festas dos Apóstolos, os primeiros pastores que Jesus instituiu, a Igreja reza: “Pastor eterno, Vós não abandonais o rebanho, mas o guardais constantemente pela proteção dos Apóstolos. E assim a Igreja é conduzida pelos mesmos pastores que pusestes à sua frente como representantes de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso”. Por isso, São Pedro recomendava aos pastores da Igreja: “Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória” (1 Pe 5,2-4).
Deixemo-nos guiar pelo nosso Bom Pastor: Jesus! Queremos olhar para a figura do Bom Pastor, Jesus Cristo. Ele percorreu um caminho de alteridade, de encontro com as ovelhas, com as pessoas, para as quais deveria pastorear. Teve como perfil a autenticidade, atitude que deve ser perseguida por todas as autoridades verdadeiramente constituídas. A sociedade tem estado carente de boas autoridades. Em certos momentos podemos até dizer as palavras de Jesus, quando viu o povo sem esperanças: “eram como ovelhas sem pastora” (Mc 6, 34). O descuido e a omissão dos pastores, das autoridades, prejudicam a comunidade.
Na visão do profeta Jeremias, Deus condena os maus líderes, aqueles que deixam o povo sem perspectiva de futuro, sem segurança, justiça e paz. Eles devem ser substituídos por quem age com dignidade e respeito, como Cristo que deu a vida por suas ovelhas.
Somos responsáveis por nossas escolhas, e por elas pagamos “um preço”. Se temos o Dom do Espírito Santo e desprezemos fazendo nossa própria vontade. E se deixemos ser conduzido por um falso líder religioso, assumi-me não suas culpas. Seja ele de qualquer igreja, pois haverá um momento que o Dom do Discernimento lhe dará uma luz 💡 e verás o ensinamento correto do falso. Uma mentira não se perpétua pela eternidade.
*“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem”( Jr 33,1)*
*“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança.”(Mt 23, 25)*
Bendito seja o nome do Senhor Jesus Cristo Ressuscitado! Aleluia! Assim seja! Amém!🔥👼🏻👼🏿👼🏼🌷
Colaboração de Texto Irmã Natália Coppens.: https://www.facebook.com/nathalia.coppens.2025
Comentários
Postar um comentário