SÚPLICA PARA TERMINAR 2024 E INICIAR BEM 2025 DURANTE TODO ANO "TE DE UM"
TE DEUM
Um tradicional exercício de piedade popular no último dia do ano é rezar a oração “Te Deum”, um hino de ação de graças por todos os benefícios recebidos. Neste dia os católicos do mundo inteiro entoam, em suas igrejas, o Te Deum. Há até uma indulgência plenária vinculada ao costume, lucrada sempre que o hino é rezado “na igreja ou no oratório”, por quem quer que participe “devotamente do canto ou recitação solene” (Enchiridion Indulgentiarum, conc. 26, § 1), somando-se ao estado de graça e oração pelo Santo Padre.
Solicitem isto aos párocos!
Contudo, nada do "Te Deum" de Pe. Zezinho, SCJ ou de Pe. João Carlos, SDB! Tem que ser o texto oficial! Se não for possível cantá-lo, que seja rezado. Assim o tesouro das indulgências se abrirá por aquilo que determinaram as Chaves de Pedro.
Na maioria dos países do Ocidente, neste dia, celebra-se o encerramento do ano civil. O acontecimento leva os fiéis a refletirem sobre o “mistério do tempo”, que corre veloz e inexorável. Isso provoca no seu espírito duplo sentimento: de arrependimento e de pesar pelas culpas e ocasiões de graça perdidas ao longo do ano que chega ao fim; e de gratidão pelos benefícios recebidos do Senhor.
Te Deum em Português:
1. A Vós, ó Deus, louvamos; a Vós, Senhor, bendizemos.
2. A Vós, ó eterno Pai, adora toda a terra.
3. A Vós, todos os Anjos, os Céus e todas as Potestades. A Vós, os Querubins e Serafins proclamam com incessantes vozes:
4. Santo, Santo, Santo, sois Vós, Senhor, Deus dos exércitos!
5. Cheios estão os céus e a terra da majestade da vossa glória.
6. A Vós, o glorioso coro dos Apóstolos, a Vós, o louvável número dos Profetas, a Vós vos louva o brilhante exército dos Mártires.
7. A Vós confessa a Santa Igreja por toda a redondeza da terra.
8. Pai de imensa majestade, ao vosso adorável Filho, verdadeiro e único e também ao Espírito Santo Consolador.
9. Vós, ó Cristo, sois o Rei da glória. Vós sois o Filho eterno do Pai.
10. Vós, para libertar o homem cuja carne havíeis de tomar, não rejeitastes o seio da Virgem.
11. Vós, vencido o aguilhão da morte, abristes aos fiéis o Reino dos céus.
12. Vós estais sentado à mão direita de Deus, na glória do Pai.
13. Cremos que haveis de vir como
Comentários
Postar um comentário