OS 3 PADRES A BORDO DO NAVIO 🛳️ TITANIC QUE AFUNDOU EM 15/04/1912 HÁ EXATOS 112 ANOS

Heróis que o filme de James Camarot, não contou em 1997!

Três padres católicos: Josef Peruschitz, Juozas Montvila e Thomas Byles, saudado pelo Papa São Pio X como mártir da fé, estavam entre as vítimas no desastre do RMS Titanic, entre os dias 14 a 15 de abril de 1912. 

As testemunhas que sobreviveram disseram que todos os três padres, recusaram os botes salva-vidas, para oferecer ajuda espiritual aos viajantes que estavam a bordo durante o naufrágio que matou mais de 1500 pessoas. Um relato de uma testemunha ocular, publicado no jornal Jesuíta "America", descreveu que "todos os católicos a bordo desejavam a assistência dos padres com o maior fervor". Os padres conduziam os passageiros na recitação do Rosário, atendiam confissões e animavam, àqueles que estavam prestes a morrer, a dizerem atos de contrição e se prepararem para o encontro com Nosso Senhor". 

O padre Thomas Byles, nasceu em 1870, em Yorkshire, Inglaterra. Em 1894, se converteu do protestantismo ao catolicismo e, em 1912, embarcou no Titanic com destino aos EUA, a fim de ministrar o casamento de seu irmão, que também havia se tornado católico.
Uma testemunha chamada Agnes McCoy, passageira da terceira classe e sobrevivente do naufrágio, declarou que o padre Byles permaneceu a bordo para ouvir confissões, rezar com os passageiros e lhes dar a sua bênção nos minutos finais. 
Outra passageira da terceira classe, Helen Mary Mocklare, testemunha: "Fomos arremessados dos nossos lugares… Vimos o padre Byles diante de nós, vindo do corredor com a mão levantada. Nós o conhecíamos porque ele tinha nos visitado algumas vezes a bordo e celebrado a missa para nós justamente naquela manhã. "Tenham calma", pedia ele, e depois continuava na terceira classe dando a absolvição e abençoando… Alguns ficavam em pânico e era então que o sacerdote voltava a levantar a sua mão e todos ficavam calmos de novo. Os passageiros estavam completamente surpresos com o autodomínio absoluto do padre".
Helen também afirma que um marinheiro "avisou o sacerdote sobre o perigo e suplicou que ele embarcasse num bote", mas o padre recusou duas vezes. "O padre Byles podia ter se salvado, mas não ia deixar o barco se ainda restasse um passageiro. E as súplicas do marinheiro não foram ouvidas. Depois que entrei no bote salva-vidas, que era o último a partir, e íamos nos afastando devagarinho do Titanic, eu ainda conseguia ouvir distintamente a voz do sacerdote e as respostas às suas orações". 

O padre Joseph Peruschitz também foi descrito pelas testemunhas oculares como "recusando um lugar nos botes salva-vidas". O monge-sacerdote da Baviera, nascido em 1871, viajava no Titanic para assumir sua nova posição como diretor de uma escola beneditina em Minnesota. Seu corpo, como o dos outros dois padres, não foi encontrado. Um memorial em seu antigo mosteiro na Baviera diz: "Que Joseph Peruschitz, que no navio Titanic se sacrificou piedosamente, descanse em paz".

Pe. Byles e Pe. Peruschitz haviam celebrado uma missa no domingo, 14 de abril, algumas horas antes do navio, supostamente "inafundável", atingir um iceberg no Atlântico Norte. Antes do acidente, os dois também haviam pregado sermões sobre a necessidade que a humanidade tem do "bote salva-vidas" espiritual oferecido por Jesus Cristo em meio aos perigos do mundo.

O caçula dos três sacerdotes, pe. Juozas Montvila nasceu na Lituânia, em 1885. Ordenado em 1908 no Rito Bizantino, secretamente ministrou aos católicos orientais de seu país, cuja fé fora proibida pelas autoridades do Império Russo. 
Sob pressão do governo, pe. Montvila foi forçado a deixar o país para dar continuidade em seu ministério sacerdotal. Ele embarcou no Titanic em Southhampton, Inglaterra, com a intenção de emigrar para os EUA. Testemunhas relataram como o sacerdote de ritual bizantino "serviu seu chamado até o fim". 
Um dos passageiros, Lawrence Beesley, registrou, fazendo referência ao pe. Montvila, as seguintes observações de passageiros na biblioteca da Segunda Classe: "No meio da sala, dois padres católicos, um lendo em silêncio, inglês ou irlandês, e provavelmente o último, o outro, moreno, barbudo, com um chapéu de abas largas, estava conversando seriamente com um amigo, em alemão e, evidentemente, explicando algumas coisas, como versículos da Bíblia aberta diante dele..."

É sem dúvidas que os três padres possuíam virtudes heroicas extraordinárias. O escritor KV Turley, de uma revista Católica de Londres, escreveu: "Era como se a vida desses padres fosse preparada para esse momento". De fato Deus havia preparado esses santos homens para estarem naquele momento, dando consolo e esperança aos aflitos.

Fonte Via Página Memes Católicos.: https://www.facebook.com/MEMESSANCTOS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 DICAS DE ENCONTROS PARA UM NAMORO CATÓLICO ENTRE OS JOVENS!

A TERCEIRA E ÚLTIMA PROFECIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS

RECOMENDO ESSES LIVROS ESPIRITUAIS PARA SOLTEIROS (AS) NAMORADOS E NOIVOS: