QUANDO VISITAR UM SACERDOTE, POR FAVOR LEMBRE-SE...
Que um padre não é casado, nem terá uma família própria. Sem esposa, sem filhos. Sua família é sua paroquia. Ele é um pai espiritual na fé para a comunidade que ele serve. O seu futuro está em celebrar a Eucaristia na missa todos os dias, ouvir confissões, ungir os doentes, servir aqueles que lhe procuram socorro. Um padre pode servir uma paróquia apenas por um mínimo de cinco a sete anos. Depois disso ele pode ser transferido para outra paróquia ou atribuído um papel diferente na Igreja. Ele conta com a sua equipe de voluntários, funcionários e fiéis leigos. Não esperes que ele esteja sempre lá para ti. Quando dás dinheiro à Igreja, podes ficar surpreendido ao saber que o dinheiro não é para ele porque nenhum padre ganha um salário fixo. Eles recebem um salário para suportar suas despesas básicas de comida, roupas e viagens. Eles poupam cada centavo para ir de férias e grande parte do dinheiro é oferecido por amigos, parentes e pessoas que o querem bem, pois eles não recebem licença, como todos nós que trabalhamos. Enquanto trabalhamos por uma quantidade fixa de horas com dois dias de folga por semana, os padres devem estar de espera 24/7. Por isso não fique zangado se eles não responderem a você quando precisar deles. Eles também são humanos com a mesma fragilidade que nós.
Se ouvir alguém falar mal de um padre em particular, corrija essa pessoa e não se envolva em fofocas ociosas sem saber os fatos. Lembre-se que eles estão sozinhos e às vezes precisariam de companhia. Preste atenção às suas necessidades emocionais, físicas e mentais. Acompanhe-os se necessário ou ofereça uma mão amiga. Não é fácil sair sozinho 2 ou 3 da manhã principalmente em bairros perigosos para aconselhamento ou até mesmo ungir alguém no seu leito de morte. Se alguém vem ter com eles a uma hora destas para pedir ajuda, tem de se levantar do sono profundo e ainda assim é esperado para celebrar a missa pela manhã. Quem está lá para eles quando estão doentes ou têm emergências a meio da noite? No entanto, eles são obrigados a exercer as suas funções porque se não eles, quem?
Lembre-se dos aniversários, aniversários de ordenação e eventos importantes nas suas vidas. Comemore com eles, chore com eles. Ofereça um ombro para se apoiar. Se eles caírem, não julgue nem critique. Levante-os e ajude-os na sua jornada na vida. Não se ofenda se eles não corresponderem às suas expectativas. Nenhum padre é perfeito.
Então cuide dos seus sacerdotes, lembre-se daqueles que o batizaram, confirmaram, casaram e ungiram. Aqueles que oferecem missas por suas intenções e rezam por você. Que Deus abençoe nossos sacerdotes em nome de Jesus, nosso eterno alta Sacerdote. Amém.
REZE AGORA PELO SEU PADRE ESSA LINDA ORAÇÃO:
Ó Jesus, bom pastor, abençoa os padres e bispos de nossas comunidades. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino
Fonte do texto original: https://web.facebook.com/paulohenrique.borges.18488
Comentários
Postar um comentário