MAIS SOBRE SARA E TOBIAS QUE SE CASARAM POR INTERVENÇÃO DIVINA ATRAVÉS DO ARCANJO SÃO RAFAEL:

 São Rafael o Arcanjo que une os Esposos


O
livro de Tobias do Antigo Testamento conta como São Rafael, o Arcanjo, ajuda Tobias a se casar com Sara, uma mulher cujos maridos faleciam por causa de um demônio que os atormentava na noite de núpcias.

Um dia, Tobit, um judeu fiel à lei de Deus que havia ficado cego, discutiu com sua esposa Ana e ficou cheio de aflição, pedindo ao Senhor que lhe permitisse morrer.

Da mesma forma Sara, uma jovem que teve sete esposos que morriam na noite de núpcias por culpa de um demônio que estava apaixonado por ela, também rogava a Deus pela morte ou que o Senhor se compadecesse dela. Então, Deus acolheu suas orações e enviou o Arcanjo Rafael para ajudá-los.

Tobit se lembrou do dinheiro que havia deixado com um amigo em outra cidade e enviou seu filho Tobias para recuperá-lo. Mas, primeiro, pediu-lhe que encontrasse um guia no caminho e assim Tobias conheceu São Rafael, que de maneira desconhecida se fez passar por um certo Azarías que conhecia o caminho.

Ambos partiram e, quando chegaram a um rio, Tobias desceu para lavar os pés. De repente, um grande peixe saltou da água e tentou morder o seu pé. O anjo disse para agarrá-lo e retirar o fel, o coração e o fígado porque eram úteis como remédios. Mais tarde, no caminho, o menino perguntou ao anjo sobre os efeitos curativos desses elementos.

O espírito celestial respondeu que, ao queimar o coração ou o fígado do peixe diante de um homem ou mulher atacados por um demônio ou espírito maligno, os ataques cessam e desaparecem para sempre. Enquanto o fel era usado para ungir os olhos afetados por manchas brancas e que bastava soprar sobre eles, para que ficassem curados.

Mais tarde, perto de seu destino, Rafael contou a Tobias sobre Sara, que era sua parente e que, segundo a lei, seria sua futura esposa. Tobias, entretanto, contou-lhe sobre a terrível desgraça que se abatera sobre ela e o anjo o instruiu a não se preocupar com o demônio. Assim, ele o encorajou a se casar com Sara.

Em seguida, aconselhou-o a que quando ele e Sara estivessem em seu quarto, tirassem uma parte do fígado e do coração do peixe para colocar no braseiro de perfumes. Dessa forma, o cheiro se espalharia e o maligno fugiria para sempre. Do mesmo modo, indicou que antes de ter relações, os dois rezassem pela misericórdia e salvação de Deus.

Ao chegar à casa de Sara, os pais da jovem souberam que Tobias era filho de seu parente Tobit e, após conversarem entre si, o pai deu-lhe a filha como esposa e redigiu o contrato matrimonial.

Depois de comemorar, todos decidiram ir descansar. Então, Tobias entrou com Sara no quarto e fizeram o que Rafael havia aconselhado ao jovem. O cheiro do fígado e do coração do peixe no braseiro assustou efetivamente o demônio, que foi preso e acorrentado pelo Arcanjo, e os novos cônjuges rezaram a Deus por seu casamento.

No dia seguinte, todos festejaram o fato de Tobias não ter morrido e as celebrações pela união dos esposos continuaram. Tobias pediu a Rafael que fosse buscar o dinheiro de seu pai e depois os dois, junto com Sara, os servidores e os animais que seu pai lhes havia dado, partiram para a casa de Tobit.

Antes de chegar, Rafael disse a Tobias para se adiantar e preparar a casa para receber Sara. O Arcanjo indicou ao jovem que untasse os olhos de seu pai com o fel do peixe e, desta maneira, Tobit pôde recuperar a vista, para a alegria de toda a família.

Finalmente Tobit louvou ao Senhor e aos seus anjos, conheceu sua nora Sara e todos comemoraram. Quando Tobit e Tobias quiseram pagar por seus serviços ao conselheiro incógnito, o espírito celestial os chamou ao lado e se revelou a eles como Rafael, um dos sete anjos diante da glória do Senhor, enviado por Deus para ajudá-los.

Antes de subir ao céu, São Rafael disse-lhes para colocar tudo por escrito e eles, cheios de alegria, bendisseram a Deus por ter obrado maravilhas.

Leitura para o matrimônio

Além disso, do Livro de Tobias, são tiradas algumas passagens para a primeira leitura da Missa da celebração do Sacramento do Matrimônio.

A passagem exata está em Tobias 8, 5-10 e é a seguinte:

"Levantaram-se, pois, ambos e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida.

Tobias disse: “Senhor, Deus de nossos pais, bendigam-vos o céu, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem.

Vós fizestes Adão do limo da terra e destes-lhe Eva por companheira.

Ora, vós sa­beis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito”.

E Sara acrescentou: “Tende piedade de nós, Senhor; tende piedade de nós e fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice!”.

Ambos disseram: Amém! Amém! E deitaram para dormir.   

Fonte ACI Digital.: https://www.acidigital.com/noticias/sao-rafael-o-arcanjo-que-une-os-esposos-88418


Recomendo esses 3 livros aqui para formação espiritual:


1- Monsenhor Jonas Abib Casais Puros e Santos como Sara e Tobias:



2-São Rafael Arcanjo da Cura e Libertação, Padre Agnaldo José:


3- Glorioso Encontro, de Denis e Suzel Bougerie:








************************************************************************************************************************************************************


RESUMO DO LIVRO DE TOBIAS


1. Introdução



O livro de relata a saga do Tobias, filho de Tobit, um homem piedoso, casado com Ana, que havia sido deportado para a Nínive durante o reinado de Salmanasar. Tobit fora beneficiado com uma posição de influência junto ao rei, o que lhe permite fazer muitas viagens, durante as quais dá esmolas a outros judeus e enterra os que haviam sido mortos por Senaquerib, filho do rei. Após a morte de Salmanasar, seu filho passa a reinar em seu lugar. Agora no poder, Senaqueribe confisca os bens de Tobit, após ser denunciado por um ninivita como sendo o responsável pelo enterro dos israelitas mortos por ele.

2. O drama de Tobit e Sara




No dia da festa de Pentecostes, durante um almoço, Tobit pede para que seu filho saia em busca de um israelita necessitado, para que possa participar da refeição com sua família. Seu filho retorna dizendo ter encontrado um israelita estrangulado em praça pública. Tobit, um inveterado sepultador de corpos, esperou o pôr-do-sol e enterrou o defunto. Sua atitude provoca o escárnio dos vizinhos, pois já havia sido punido por essa prática. Tobit volta para casa e, após o banho, se deita junto à parede do pátio com a cabeça descoberta e acaba sendo atingido nos olhos pelo excremento de um pássaro, tornando-o cego. Tobit é sustentado por Aicar durante dois anos até que ele parte para Elimaida. A partida de Aicar faz com que Ana passe a sustentá-lo com trabalhos femininos. Tobit, desolado com a situação, ora ao Senhor pedindo sua morte, pois não suportava mais tantos infortúnios, tendo ainda que ouvir repetidas injúrias.

Paralelamente ao drama de Tobit, o livro passa a descrever a angústia de Sara, filha de Raqüel. Sara tem que suportar injúrias de uma escrava de seu pai, pois havia sido dada em casamento a sete homens que morreram antes que os casamentos fossem consumados. A escrava acusou-a de ter matado os pretendentes e aconselhou Sara a pôr fim a sua vida. Ela, subindo ao aposento de seu pai, no intuito de se enforcar, muda de idéia e ora ao Senhor pedindo que lhe tire a vida. O drama de Tobit e Sara envolve o leitor, que se pergunta: “Como terminará esta história?”.

3. A resposta à oração


A narrativa continua e relata que as preces de Tobit e Sara foram ouvidas. Rafael, um anjo de Deus, é enviado para curar a cegueira de Tobit e libertar Sara de um demônio chamado Asmodeu, verdadeiro responsável pela morte de seus pretendentes.

Tobit, vendo a morte chegar, envia Tobias à Média, a fim de recuperar uma quantia depositada nas mãos de Gamael. Tobias sai à procura de alguém que lhe faça companhia, e que conheça o caminho da Média. Ele encontra o anjo Rafael, que se apresenta a seu pai como sendo Azarias, filho de um de seus irmãos.

4. A viagem de Tobias e seu encontro com Sara



Tobias viaja acompanhado do anjo e de um cão. Ao anoitecer, decide acampar junto ao rio Tigre. Quando Tobias desce para lavar os pés no rio, um peixe salta em sua direção tentando devorar-lhe o pé. O anjo pede para que agarre o peixe, pois o fel, o coração e o fígado dele seriam remédios úteis. Rafael lhe diz que o coração e o fígado do peixe, quando queimados diante de uma pessoa afligida por um demônio ou espírito mau, cessa suas ações maléficas. O fel, quando soprado após ser untado sobre os olhos, seria útil para curar uma pessoa atingida por leucomas.

Ao chegarem à Média, Rafael diz a Tobias que devem hospedar-se na casa de Ragüel, pai de Sara, pois tem o direito casar-se com sua filha e herdar legitimamente todos os seus bens. Tobias conhecendo a história de Sara, expõe o medo que tem de morrer, como acontecera com os outros sete pretendentes. Rafael, diante da declaração de Tobias, o instrui a colocar o fígado e o coração do peixe sobre as brasas do perfumador assim que entrasse no quarto nupcial. Segundo rafael isso provocaria a fuga do demônio.

Ao chegarem à casa de Raguel, em Ecbátana, são muito bem recebidos e Ragüel fica muito emocionado após saber que Tobias era filho de um homem tão nobre como Tobit. Ragüel, ouvindo Tobias conversar com Rafael sobre sua intenção de pedir sua filha em casamento, pede para que coma e beba tranquilamente, pois seu direito estava assegurado. Ragüel lhe conta sobre a morte dos pretendentes de sua filha e pede para que Tobias espere uma providência divina para solucionar o caso. Tobias diz que não pretende esperar e é atendido por Ragüel.


5. Tobias vence o demônio com a ajuda de Rafael


Após firmado o contrato de casamento, quando introduzido no quarto preparado para o casal, Tobias se lembra das palavras de Rafael e pôe o fígado e o coração do peixe sobre as brasas do perfumador. Como predito por Rafael, o demônio fuge para as regiões do Egito, vindo a ser preso pelo anjo.


Ragüel, tendo como certa a morte de Tobias, pede para que seus servos cavem uma sepultura e verifiquem se Tobias ainda estava vivo. Ao saber que ainda vivia, Ragüel bendiz ao Senhor e pede para que Tobias se detenha em sua casa por quatorze dias, até que pudesse seguir para a casa de seus pais. Tobias pede para que Rafael parta para Rages e recupere o dinheiro que esta com Gamael. Rafael recupera o dinheiro e retorna acompanhado por Gamael, que abençoa Tobias emocionado.

6. A volta para casa

Ao fim do prazo de quatorze dias, Tobias pede para que Raqüel o deixe voltar para a casa de seus pais, informando a ele o estado de saúde de seu pai, motivo de sua urgência. Tobias segue de volta para sua casa com os bens que recebera por direito, acompanhado por Sara e Rafael. Ao se aproximarem de Caserim, Rafael pede para que prepare o fel, a fim de curar a cegueira de seu pai. Quando chega em casa, após ser recebido por Ana, Tobias busca ansiosamente por seu pai. Ao encontrá-lo, aplica-lhe o remédio, curando-o da cegueira. Tobit, agora curado, segue ao encontro de sua nora e a abençoa. Após celebrada a festa de casamento, Tobit pede para que Tobias recompense Rafael com metade dos bens trazidos de Ecbátana, pois havia trazido muitos benefícios para sua família. Quando Tobias chama Rafael lhe oferecendo a recompensa, ele se revela a Tobias como sendo um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor. Rafael exalta a piedade e bondade de Tobit e pede para que escreva sua história desde o princípio, para que todos possam conhecer as obras grandiosas de Deus. Tobit entoa um cântico ao Senhor, onde exalta seu nome e profetiza a restauração de Israel.

7. O fim da história


Tobit morre em paz, na idade de cento e doze anos, gozando de uma vida próspera. Nos últimos momentos de vida, chamou Tobias e lhe recomendou que se mudasse para a Média assim que sepultasse sua mãe, pois cria na profecia de Naum, que previa a destruição de Nínive. Também ressaltou a importância de uma vida justa e caridosa e disse a Tobias que Jerusalém seria reconstruída e todos os povos se converteriam a Deus, abandonando seus ídolos.

Após a morte de Ana, Tobias, como recomendado por seu pai, parte com sua esposa para Ecbátana, indo morar com seus sogros. Dá honrosa assistência a eles em sua velhice e ao fim de suas vidas, herda seus bens. Tobias morre aos cento e dezessete anos cercado de afeição. Antes de morrer teve notícias da destruição de Nínive.


8. Um breve comentário sobre o livro

O relato, de cunho novelístico é repleto de ensinamentos sapienciais, onde traz belos ensinamentos, tais como: respeito e honra aos pais, cuidado para com os mortos, justiça, honestiadde, bondade e compaixão para com o próximo (4,3-19; 12,6-20). É fácil identificar-se com a história, ainda que se passe há muito tempo atrás. Elementos contidos no texto, como o choro de Ana na despedida do filho (05,17-23), o cão que acompanha Tobias (6,1; 11,4) e a impaciente espera pela volta do filho (10,1-7) ainda fazem parte do nosso cotidiano nos dias de hoje, permitindo que o leitor se identifique com a história. O livro procura mostrar que o israelita fiel a seu Deus e à sua religião nunca está só, mas é objeto da especial proteção divina. Manifesta também a esperança de que quando Deus reunir o seu povo de todas as nações (13,5), então também os pagãos se converterão ao Senhor para formarem um único povo de Deus (14,6s).  

Fonte do Texto.: http://numinosumteologia.blogspot.com/2009/08/resumo-do-livro-de-tobias.html

************************************************************************************************************************************************************
DEUS OUVE NOSSAS ORAÇÕES! PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR NELE PELAS RESPOSTAS

Hoje vamos falar de Sara, que está no livro de Tobias, aliás, não há como falar de Sara sem falar de Tobias.

Pouco se fala de Sara neste livro, apenas o necessário para sabermos que em sua aflição ela orou a Deus e foi ouvida. Mas sua história faz sentido ao lado de Tobias.

Sua história conta que já havia se casado sete vezes, e que antes de seu casamento ser consumado o marido era morto por um demônio chamado Asmodeu. Ela é criticada por sua serva e em sua angústia ora a Deus, primeiramente exaltando Sua grandeza e majestade, depois clamando por misericórdia, pois sua vida já não tinha sentido algum.

Neste livro também se conta a história de Tobit, pai do jovem Tobias, mostrando sua piedade, caridade, esmolas e sofrimentos, pois vivia em exílio, é o testemunho de um pai justo, virtuoso e confiante em Deus. Tobit também sofre e em sua aflição ora a Deus, primeiramente exaltando Seu grande nome e poder e depois pedindo que o leve, pois está velho e cego. E acreditando que Deus ouve seu pedido, chama seu filho Tobias e o manda buscar um dinheiro que deixou com um parente em outras terras.

E Deus em sua bondade ouve a oração do coração dos dois, de Sara e de Tobit e envia a cura e a libertação de suas aflições, dando a eles nova alegria e sentido de vida. Eis um ponto para refletirmos: Deus ouve nossas orações, por mais simples que sejam, pois Ele vê nosso coração, precisamos aprender a esperar em Deus suas respostas.

E Deus envia o anjo Rafael para ser a cura na vida desses seus filhos.

Assim, o anjo Rafael aparece e ajuda ao jovem Tobias a ir até seus parentes que moram distantes. No caminho fala ao jovem sobre seus parentes e que Sara, uma bela jovem, é a mulher com quem deve se casar por direito que possui pelo parentesco e que o pai desta jovem não negará sua mão em casamento. Tobias já conhece a história de Sara e de seus sete maridos falecidos, e acredita que não deve ser ele o oitavo da lista, mas Rafael, como seu auxiliar e amigo lhe diz que o demônio só tem poder sobre aqueles que casam banindo Deus de seu casamento e agem como o burro e o cavalo, somente sobre estes o demônio tem poder. A narrativa é bela, e traz o testemunho de um casamento verdadeiramente cristão, onde o jovem casal coloca em primeiro lugar a Deus em suas vidas, com oração e jejum antes de consumarem o casamento, e dessa forma o anjo derrota ao demônio e o acorrenta.

Só ao final do livro revela-se como anjo, curando Tobit que estava cego, restaurando a vida de ambos.

Sara é mulher de Deus, pois em suas dificuldades e aflições volta-se totalmente para Deus, e quando Ele lhe envia ajuda, ela é totalmente obediente, colocando em primeiro lugar em seu matrimônio uma vida de oração. Por isso Sara e Tobias nos trazem o testemunho do verdadeiro matrimônio. Não um matrimônio vivido na carne, mas vivido em espírito de oração e entrega a Deus, permitindo que as virtudes da santidade floresçam na vida a dois. Meditemos neste testemunho e peçamos a Deus a graça de viver como Sara e Tobias. E agradeçamos a Deus por seus anjos que nos auxiliam em nossas necessidades e nos trazem livramentos.

Evanilde Angolini – Oblata Corpus Christi

Fonte do texto.: http://www.corpuschristi.org.br/newsite/?p=3948




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/09/2025 FESTIVIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C:

NÃO TENHAM MEDO DE SE CASAREM UM DIA! PORQUE AS PESSOAS NÃO SE CASAM MAIS HOJE EM DIA APENAS VIVEM JUNTOS SEM O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?!

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BRASIL EM 1936 "COMUNISMO E GUERRA CIVIL PARA O NOSSO TEMPO ATUAL"